O Conservatório Musical Brooklin Paulista, fundado em 1959, comemorou seu cinquentenário em 2009.

 

“Criado e dirigido por Sigrido Levental, o Conservatório chegou a reunir em seu corpo docente nomes como H. J. Koellreutter, Aylton Escobar e Arnaldo Contier, além dos principais instrumentistas das orquestras do Teatro Municipal e da antiga Estadual. Sigrido foi pioneiro ao lançar o primeiro Grupo de Percussão do país, dirigido por Claudio Stephan. Além disso, em clara demonstração de seu idealismo e compromisso com a criação musical contemporânea, fundou a Editora Novas Metas que publicou obras dos principais compositores contemporâneos, como do próprio Koellreutter, Osvaldo Lacerda, Sergio Vasconcellos Correa, Rodolfo Coelho de Souza, Regis Duprat, Mario Ficarelli e de muitos outros. Passaram pelo Conservatório, inicialmente como estudantes e depois como professores, os maestros Fabio Mechetti, Osvaldo Colarusso e Roberto Tibiriçá, incentivando e estimulando alunos que hoje se encontram espalhados em diversas orquestras e instituições musicais do país”.*

 

A partir de 1997 Sigrido passou a direção a uma equipe de colaboradoras encabeçada pela educadora Marli Batista Ávila, cofundadora da Sociedade Kodály do Brasil (SKB). Já antes disso, desde 1993, em parceria com a SKB o Conservatório já organizou dezoito Cursos Internacionais sobre o Método Kodály e dez Oficinas de Rítmica de Dalcroze.

 

Todos os anos os cursos atendem a mais de cem participantes de várias partes do país, e têm se realizado no espaço de instituições como USP, UNESP, Faculdade Santa Marcelina, SESC SP, Colégio Santo Américo, Uniban e Universidade Anhembi Morumbi, e expedido certificado de Extensão Universitária por algumas delas.

 

O Conservatório contou também com o inestimável apoio da Fundação Vitae para a realização dos vários cursos internacionais ao longo de anos, e por dois anos com o apoio de ProHelvetia Fundação Suíça para a Cultura.

 

Sob a chancela da Universidade Anhembi Morumbi o Conservatório idealizou e ofereceu o curso de especialização lato sensu Capacitação Docente em Música Brasileira, com notáveis professores como Lydia Hortélio, Paulo Dias, Marlui Miranda, Ivan Vilella, Fernando Barba e outros, formando novas gerações de educadores musicais que estão contribuindo para a renovação do ensino da música nas escolas brasileiras.

 

Com iniciativas como essas o Conservatório Musical Brooklin Paulista mantém-se há décadas como um dos principais centros de educação musical do país.

 

 

 

*Fonte: Artigo na Seção Contraponto da Revista Concerto, número de janeiro de 2009.

 

Parceiros:

CMBP - Conservatório Musical Brooklin Paulista

Av. Portugal, 1074

Brooklin Paulista, São Paulo - SP

Horários de Funcionamento:
De 2ª a 6ª feira das 8:00 às 18:00hs

Telefone: (11) 5041-3416

Email: cmbp@uol.com.br