Kodály em Quatro Experiências Pedagógicas

Marli Ávila, Débora Baptista, Maria Tereza Gonzaga e Meri Harakava

 

dias  9, 10 e 11 de janeiro de 2019

das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30.

Estas quatro educadoras musicais, com larga experiência na divulgação da pedagogia Kodály e em sua adaptação brasileira, compartilharão nestes três dias de oficina suas experiências ao longo de anos em salas de aula, ensaios e apresentações musicais, com crianças, jovens e professores de música, no ensino livre ou no ensino regular.

 

A pedagogia Kodály é uma das principais metodologias de ensino musical, consolidada no século vinte e adotada em muitos lugares e contextos. O compositor e erudito Zoltán Kodály idealizou e implantou com seus colaboradores essa pedagogia de educação musical na Hungria há 70 anos, possibilitando a todos os estudantes o conhecimento e apreciação da música ocidental, através da didática da leitura musical, do uso da voz como instrumento principal, e da valorização do legado musical regional e mundial, e também de obras contemporâneas.

 

Nesta Oficina Kodály cada professora focará alguns dos seguintes conteúdos, segundo suas próprias experiências de adaptação brasileira dos princípios e métodos da pedagogia  Kodály:

 

- Cancioneiro brasileiro e mundial, modalismo, práticas corais e de musicalização, brincadeiras e jogos musicais, treinamento auditivo, solfejo, percepção e estruturação musical.

- A combinação de recursos de outras pedagogias ativas, refletindo as necessidades e possibilidades presentes em nosso ambiente cultural e educacional.

 

Serão utilizados vários recursos, entre os quais os manuais editados pela Sociedade Kodály do Brasil, manuais estrangeiros, peças e partituras avulsas, jogos e acessórios pedagógicos, CDs, DVDs e outros livros e publicações.

 

Marli Batista Ávila é doutora e mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Coordenadora dos cursos de Produção Musical, Produção de Música Eletrônica e de pós-graduação Negócios da Música na Universidade Anhembi Morumbi. É membro da comissão de música para o ENADE do MEC. Pioneira na divulgação e aplicação do Método Kodály no Brasil a partir da década de 90, fundou a Sociedade Kodály do Brasil, organizou  ministrou cursos e treinamentos, participou de seminários sobre Kodály na Hungria e publicou livros e manuais pedagógicos.

 

Meri Angélica Harakava é pós-graduada em Docência em Musica Brasileira pela Universidade Anhembi Morumbi. Foi percussionista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e atuou em conjuntos e corais. Organiza cursos nacionais e internacionais de música e educação musical no Conservatório Musical Brooklin Paulista desde 1996. Participou do XXI Seminário Pedagógico do Instituto Kodály, na Hungria, em 2001. Leciona flauta-doce e percepção musical na Escola Municipal de Iniciação Artística - EMIA há mais de dez anos.

 

Debora de Barros Baptista é pós-graduada em Docência em Música Brasileira pela Universidade Anhembi Morumbi, e graduada em Música Sacra e Órgão. Dedica-se à pedagogia musical de Zoltán Kodály desde 1999, especializando-se através dos Cursos Internacionais sobre o Método Kodály do Conservatório Musical Brooklin Paulista, e dos Seminários Pedagógicos do Instituto Kodály, Hungria. Leciona musicalização e piano para crianças, rege corais em igrejas presbiterianas e dá cursos para professores de música.

 

Maria Tereza Gonzaga

Mestre em Musicologia pela Universidade de Artes do Planalto - UNESP, Bacharel em piano pela Universidade São Judas Tadeu. Foi professora de cursos de Pós Graduação em Música Brasileira  na Anhembi Morumbi e Música e Teatro na Educação infantil na FAAM- FMU. Pianista co- repetidora de cantores líricos na Universidade Livre de Música- ULM  por 13 anos. Participou  de festivais de  piano em Salzburg e Lyon , além  de vários no Brasil. Trabalha com a  Pedagogia Kodály há 25 anos com crianças e adultos. Atualmente é coordenadora do Conservatório Musical Brooklin Paulista.

 

 

Público:

Estudantes e professores de música, pedagogia.

 

 

VALORES

 

R$ 450,00.

desconto de 10% para estudantes de graduação em música.

 

Banco para depósito:

  • Bradesco
  • Ag. 0450
  • Cc. 140665-5
  • Brooklin Paulista Consultoria Artística Ltda
  • CNPJ : 60.737.665/0001-04

 

ou

 

  •  Itaú
  • Ag. 0390
  • Cc. 16335-0
  • CNPJ: 60.737.665/0001-04

 

obs: em caso de desistência não haverá devolução do valor da inscrição.

 

 INSCRIÇÃO

 

FICHA DE INSCRIÇÃO:

Por favor envie os dados para cmbp@uol.com.br

  • Nome completo
  • Endereço
  • Telefone de contato
  • Formação musical

 

A inscrição só será efetivada mediante o envio dos comprovantes dos depósitos bancários e dados para
inscrição para o e-mail: cmbp@uol.com.br

Realização

CONSERVATÓRIO MUSICAL BROOKLIN PAULISTA

Parceiros:

CMBP - Conservatório Musical Brooklin Paulista

Av. Portugal, 1074

Brooklin Paulista, São Paulo - SP

Horários de Funcionamento:
De 2ª a 6ª feira das 8:00 às 18:00hs

Telefone: (11) 5041-3416

Email: cmbp@uol.com.br